Compartilhe esse post!

Seguro Garantia Execução Fiscal: Saiba Requisitos e Preços

Seguro Garantia Execução Fiscal: Saiba Requisitos e Preços

O Seguro Garantia Execução Fiscal é um dos temas mais procurados por empresas que desejam alternativas a caução em valores ou a penhora em processos tributários.

Seja no âmbito da Fazenda Nacional, ou de Estados e Municípios, o Seguro Garantia Execução Fiscal tem tido ampla aceitação, tal como evidenciaremos no decorrer do artigo.

A JSK Corretora de Seguros é especializada nesta modalidade de seguro para garantir processos fiscais, você pode a qualquer momento solicitar uma Simulação Online clicando aqui.

Como funciona o Seguro Garantia para Execução Fiscal?

O Seguro Garantia para Execução Fiscal é uma alternativa de garantia ao depósito de valores e a penhora de bens, no caso de processos administrativos fiscais.

Sabemos que este tipo de processo normalmente requer a caução de valores altos, por isso o seguro garantia se torna tão importante nesse tipo de caso.

Ao evitar a penhora, a empresa pode dispor dos valores em caixa no decorrer da defesa de seu processo, com isso aumentando sua liquidez e não comprometendo crédito.

Faça uma Simulação 
Online e 
Gratuita 
Conosco

Em quais tipos de processos esse tipo de seguro é aceito?

Nossas apólices podem ser utilizadas em âmbito federal, onde é regulamentado pela Portaria PGFN 164/14, bem como no âmbito estadual ou municipal.

É importante ressaltar que o estado ou município em questão devem possuir legislações específicas sobre o tema, desta forma a aceitação será garantida ao apresentar suas minutas ao juízo local.

Temos como exemplo a cidade de São Paulo que na Portaria SF nº 113/20 passou a aceitar no âmbito da fazenda municipal o seguro garantia para execuções fiscais.

Já no âmbito estadual existe legislações específicas sobre o tema no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais dentre outros.

Ao solicitar análise de risco, nossa equipe irá fazer a triagem e entendimento do risco para direcionar as melhores seguradoras para o processo em questão.

É possível realizar a contratação do seguro tanto para execução fiscal, bem como para parcelamentos administrativos no âmbito da Fazenda Nacional, Estaduais e Municipais.

É importante ressaltarmos que o Seguro Garantia para Execução Fiscal deve ser contratado antes da realização da penhora.

Atualmente não é prevista a substituição da penhora por seguro garantia nessa modalidade.

Quanto custa e quais os requisitos do Seguro Garantia para Execução Fiscal?

Antes da contratação é importante saber que existem alguns requisitos a serem cumpridos nesta modalidade de seguro, vamos detalhar todos eles abaixo.

Fique sempre atendo para evitar a recusa de apólices por eventuais erros de cálculo ou vigência das apólices,

Seguro Garantia Execução Fiscal: 
Acesse Nosso Portal e Saiba Mais!

Importância Segurada

O cálculo da importância segurada deverá ser realizado pelo escritório de advocacia patrono da causa em questão.

Deve considerar sempre o acréscimo de 30% sobre o valor garantido, isso decorre de exigência da Portaria PGFN nº 1.153, desde 2009 que obriga o acréscimo de 30% sobre o valor do débito inscrito em dívida ativa para a contratação do seguro garantia, depois seguirá com a discussão da dívida mediante embargos à execução.

Prazo de Vigência das Apólices

Quando falarmos a respeito da vigência das apólices, segue normalmente a regulamentação da Fazenda Nacional, por isso deve ser de no mínimo:

  • 02 (dois) anos no Seguro garantia para execução fiscal
  • Igual ao prazo de duração no seguro garantia parcelamento administrativo fiscal

Identificação do Processo e Legislação Aplicável

Todas as apólices devem ser emitidas constando o número do processo, bem como onde o mesmo está em andamento, além de específicar a legislação aplicável.

Análise do Risco e Precificação das Apólices

O Seguro Garantia Execução Fiscal requer uma análise mais aprofundada dos riscos, por isso sempre serão solicitados os seguintes documentos abaixo:

  • Principais Peças Processuais;
  • Auto de Infração (se aplicável);
  • Últimos 03 Balanços Patrimoniais;
  • Última Alteração Contratual da Empresa;
  • Parecer do Escritório de Advocacia patrono da Causa;

Ao analisar o risco a será considerado o processo, suas chances de exito, bem como os indicadores economico-financeiros da empresa em questão.

Tendo feito isso, a seguradora irá definir uma taxa anual para o cálculo do preço do seguro.

Esta taxa varia de empresa para empresa sendo média precificada entre 0,5% e 2,5% do valor a ser garantido, por ano.

Peça agora uma Simulação Online de Seguro Garantia Execução Fiscal na plataforma inovadora de solicitações da JSK Corretora de Seguros.

Iremos sempre levar as melhores opções do mercado para sua empresa poder se defender de maneira tranquila em todos os seus processos de execução fiscal.

A JSK Consultoria e Corretora de Seguros é uma empresa registrada junto a Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP) sob o nº 202012838 e CNPJ nº 72.620.610/0001-07. Você pode verificar sempre a situação cadastral de seu corretor de seguros no site da autarquia. Clique Aqui para gerar nossa Certidão de Corretores.

Seguro Garantia Execução Fiscal: 
Faça uma Simulação Online e Gratuita!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Leia também

melhores preços para o seguro lancha

Seguro de Lancha: Saiba Preços e Coberturas

11 de abril de 2024

Preparamos um artigo para orientar a nossos contratantes sobre o...
Seguro para Veleiro

Seguro de Veleiro: Preços e Coberturas Adequados

11 de abril de 2024

Apólices de Seguro de Veleiro garantem 100% de tranquilidade ao...
Seguro Lancha Focker Fibrafort

Seguro Lancha Focker Fibrafort

11 de abril de 2024

O Seguro Lancha Focker Fibrafort é um dos mais procurados...
Precisa de ajuda?