A Cobertura de Roubo e/ou Furto nos Seguros Náuticos garante a indenização pelo valor da embarcação constatado quando da contratação do seguro.
Esse tipo de ocorrência é mais comum do que imaginamos, podendo ocorrer tanto nas marinas, bem como dentro das residencias, como neste caso ocorrido no Distrito Federal.
Em muitos casos, a embarcação chega a ser recuperada, mas quando isso não ocorre você pode imediatamente acionar o seu Seguro Náutico.
Como devo proceder em caso de roubo da minha embarcação?
No caso de uma ocorrência do tipo envolvendo sua embarcação, o segurado deverá imediatamente dar inicio a algumas providencias, tais como:
- Registro de Boletim de Ocorrência junto a Capitania dos Portos;
- Abertura do Aviso de Sinistro detalhando a situação;
- Preparar a Documentação para Indenização.
No caso da abertura de sinistro, você pode contar com a assessoria da JSK Consultoria e Corretora de Seguros, se tiver contratado conosco.
Nesse momento você irá fornecer uma descrição detalhada do que ocorreu, local, data e horário aproximado, com isso a seguradora iniciará o processo chamado de regulação do sinistro.
A regulação do sinistro no caso da Cobertura de Roubo e/ou Furto nos Seguros Náuticos é a fase onde se averiguam os documentos pertinentes ao processo, por isso o segurado deve entregar todos os documentos solicitados pela seguradora.
Qual é a documentação exigida no caso da Cobertura de Roubo e/ou Furto nos Seguros Náuticos?
Abaixo temos uma lista da documentação padrão solicitada em caso de roubo e/ou furto qualificado da embarcação, seja ela Jet Skis ou Lanchas e demais embarcações:
- Aviso de Sinistro: correspondência do Segurado relatando detalhadamente as circunstâncias em que ocorreu o fato, bem como a data, horário e local;
- Original do documento de registro da embarcação, devidamente regularizado e atualizado perante a Capitania dos Portos;
- Original do Termo de Responsabilidade da embarcação;
- Cópia da Carteira de Habilitação da Tripulação;
- Original do Protocolo da Comunicação da Ocorrência junto a Capitania dos Portos;
- Original do Protocolo da Baixa da Embarcação junto a Capitania dos Portos;
- Cópias autenticadas do RG e CPF do Segurado;
- Original do Bilhete de Seguro DPEM vigente na ocasião do sinistro, se contratado (Exigibilidade momentaneamente suspensa)
- Original do Boletim de Ocorrência Policial;
- Cotação de três fornecedores para a reposição da embarcação;
- Recibo de Compra e Venda da embarcação para a Seguradora, com firma reconhecida por autenticidade.
Em quanto tempo recebo minha indenização?
Após entregue toda a documentação a seguradora tem o prazo de até 15 dias para pagamento das indenizações.
No caso de seguros contratados com a JSK Consultoria e Corretora de Seguros esse prazo pode ser menor, pois acompanhamos diariamente a 100% dos processos de sinistro.
Isso garante que nossos segurados sempre tenham suas indenizações no prazo, agilizando o recebimento dos valores na hora em que o segurado mais precisa.
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