O naufrágio de embarcações é uma das ocorrências de maior volume no acionamento do seguro, por isso muitos nos perguntam como funciona a Cobertura de Naufrágio no Seguro Náutico.
Preparamos este artigo para orientar a nossos clientes e leitores sobre como funciona, quais as obrigações do segurado e como acionar em caso de naufrágio.
O que está amparado na Cobertura de Naufrágio no Seguro Náutico?
O Naufrágio é uma situação que está amparada na cobertura básica, por isso não é necessária a contração adicional de uma Cobertura de Naufrágio no Seguro Náutico.
O Segurado tem o direito de acionar o seguro em toda e qualquer situação de naufrágio que venha a ser parcial, ou ainda total da embarcação.
Lembrando sempre que existe o pagamento de franquia em algumas situações, consulte nossos corretores sobre o assunto.
O afundamento parcial ou total da embarcação pode trazer consequências mais danosas, inclusive ao meio ambiente, por isso se faz necessário a pronta remoção dos destroços da embarcação.
Essa operação de remoção de destroços é uma cobertura adicional no seguro náutico, que sempre incluímos em nossas apólices, por ter um valor baixo comparado aos benefícios que trazem na hora do sinistro.
Estão amparados os naufrágios que venham a ser em decorrência de:
- Abalroamento com outras embarcações ou obstáculos fixos;
- Incêndio e/ou Explosão;
- Queda de Raio;
- Vendaval, Ciclone, Granizo, etc;
- Roubo da Embarcação ou naufrágio decorrente de sua tentativa;
Quais as obrigações do segurado na Cobertura de Naufrágio no Seguro Náutico?
É importante sempre lembrar que as embarcações devem estar próprias para navegação imediata (“in commission”) conforme a regulamentação da normativa NORMAN 03 da Marinha do Brasil.
Nas condições gerais das seguradoras, existe a exigência da comunicação imediata de qualquer incidente caracterizado como ou do qual se tenha a suspeita que possa caracterizar um naufrágio, incêndio ou explosão.
É obrigado ainda a informar incidentes que tenham causados danos a terceiros, ou danos decorrentes dos destroços da embarcação e sua remoção.
Citamos como exemplo o este caso em Buriti Alegre (GO), onde o naufrágio, mesmo tendo sido rapidamente informado as autoridades, foi algo custoso de se resolver, pois foram dois dias de buscas pela embarcação e ainda a operação para remover os salvados da área.
Segurado da JSK Corretora de Seguros navega sempre tranquilo(a) com seguro náutico
O Seguro náutico da JSK Corretora de Seguros é um dos mais completos do mercado, lembre-se sempre que aqui você contrata com profissionais especializados no assunto, e não corretoras de seguros e profissionais que trabalham de maneira eventual.
Contrate agora seu seguro com cobertura para naufrágio, remoção de destroços, danos a terceiros e muito mais, monte seu seguro com nossos especialistas.
Possuímos aceitação para diversos tipos de embarcações, consulte nossos corretores de seguros sobre o assunto.